Uma academia na região basca da Espanha começou a oferecer treinamentos em suas dependências onde os frequentadores podem exercitar-se todos nus a fim de combater a recessão econômica.
Quando Merche Laseca, proprietário da Academia Easy, em Arrigorriaga, notou que poucas pessoas frequentavam sua academia por causa da crise, ele sabia que tinha fazer algo de novo para manter seu negócio. Assim fez algumas pesquisas e descobriu que a região era um destino muito popular para os naturistas. Na realidade, duas piscinas locais já ofereciam populares sessões mensais de nudismo, e desde que ele descobriu pelo menos 12 nudistas na região basca, e soube de uma corrida organizada anualmente para peladões na cidade vizinha de Sopelana, ele imaginou que uma academia naturista não seria má idéia.


 - "Nós estamos sempre interessados em novas atividades e a prática de esportes sem roupa é natural e muito mais confortável", argumenta Maite Vicuna, presidente da Associação Naturista Basca, mas há os céticos que não estão muito empolgados com a idéia de uma academia nudista. Eles alegam que roupas são importantes quando se trabalha o corpo, porque retêm mais o suor, enquanto que nu, o suor se espalha pelos equipamentos de ginástica, piso e até mesmo sobre as pessoas ao redor. Apesar dos primeiros resultados otimistas, apenas quatro naturistas apareceram na inauguração para participarem das sessões de ginástica, um resultado decepcionante. Mas a academia vai funcionar com sessões naturistas todas as tardes de sábado e domingo.