Viagem por Moçambique: Lago Niassa




O Lago Niassa é um dos Grandes Lagos Africanos e está localizado no Vale do Rift, entre Malawi, Tanzânia e Moçambique. Com uma orientação norte-sul, o lago tem 560 km de comprimento, 80 km de largura máxima e uma profundidade máxima de 700 m.



O Lago Niassa é um espelho de água turquesa, translúcido, cheio de cíclidos e mais um milhar de outras espécies de peixes que são mais numerosas que todas aquelas existentes nos mares da América e da Europa.

É um lago único no mundo por formar uma província bio geográfica específica, com cerca de 400 espécies de ciclídeos descritas endémicas (cerca de 30% de todos os ciclídeos conhecidos no mundo) e provavelmente muitas ainda por descrever. Estima-se que tenha uma idade entre um e dois milhões de anos. Uma vez que se encontra numa região tropical e ser muito profundo, o lago está permanentemente estratificado, com um epilímnio mais quente sobre um hipolímnio mais frio. O nível da água varia com as estações do ano e tem ainda um ciclo de longa duração, com os níveis mais altos em anos recentes, desde que existem registos.


Veja Algumas Fotos deste Magnífico Lugar












Compartilhe este artigo :


Share