Frases Sobre Ano Novo






  • Espero que seus problemas durem tanto quanto seus propósitos de ano novo. Feliz Ano Novo!
  • Este ano não espere presentes. Estou tomando umas com o Papai Noel, e as coisas saíram um pouco de controle...
  • Sei que é cedo para mandar felicidades, mas como conheço muitas garotas simpáticas  tenho que começar antes do tempo pelas sem sal. Cuidado com o que deseja, porque quero que se torne realidade. Feliz Ano Novo!
  • Nesta data queria enviar algo engraçado, incrível, terno, doce e muito interessante. Mas, sinto muito, eu não entro pela tela. Feliz Ano Novo!
  • Não sei se te guardo num banco, porque vales muito; na geladeira, porque és um doce, ou em uma ilha, porque és um tesouro... enfim, só queria te desejar tudo de bom para o ano novo!
  • Encontrei a FELICIDADE e ela me disse que ia para sua casa. Pedi que ela levasse também a SAÚDE e o AMOR. Trata eles bem, vão em meu nome. Feliz Ano Novo.
  • Hoje eu te depositei 365 dias de boa sorte, alegria e felicidade na sua conta. Administra bem, porque não tem mais. FELIZ ANO NOVO.
  • Nesse momento, nesse país, 66.000 pessoas estão fazendo amor, 15.820 estão terminando, 19.965 estão começando, 28.819 estão em pleno prazer, e só uma está lendo mensagens. Acorda para a vida! Feliz Ano Novo.
  • Um sábio disse: a riqueza de um ser humano se mede pela quantidade e qualidade dos amigos que tem. Obrigado por fazer parte da minha fortuna. Feliz Ano Novo!
  • Espero ser o primeiro a te felicitar no ano novo. 
  • Se troca de carro, de casa, de roupa, de sapatos, de mês, de trabalho, de ano; mas nunca de amigos. Feliz Ano Novo!
  • Conselhos para o ano novo: o importante é o dinheiro, a saúde vai e vem; duas palavras te abrirão todas as portas: "puxe e empurre"; toda questão tem dois pontos de vista: o equivocado e o teu. Feliz Ano Novo!


  • Que este ano encontres felicidade, saúde, amor, dinheiro, paz, e tudo o que necessites  E que o que não encontres, busques no GOOGLE.
  • Há um ditado que diz: "cada vez que um homem ri aumenta alguns dias de sua vida. Que esse ano tenha muito mais que 365 dias! Feliz Ano Novo!
  • Para os bons momentos, gratidão. Para os maus, esperança. Para cada dia, uma ilusão. E sempre, sempre, felicidade. É o que te desejo neste ano novo!
  • O céu está triste porque perdeu um anjinho. Não se preocupe, não contarei onde você está... Feliz Ano Novo!
  • Que nunca te falte um sonho pelo que lutar, um projecto para realizar, algo que aprender, um lugar onde ir, e alguém a quem amar... Feliz Ano Novo!
  • Os amigos são como os radares de trânsito, mesmo que você não os veja, sempre estão aí. Feliz Ano Novo!
  • Queria te mandar algo super especial para o Ano Novo, mas tive um problema... Como embrulho todo o meu amor e um doce beijo?
  • Que nunca te falte amor... e , se faltar, sabes onde encontrar-me. Feliz Ano Novo!



0 comentários:

Siga o Moz Maníacos no Facebook

Olá leitor,
Nao comente como Anónimo Use a opção Nome/Url para comentar com seu Nome ou Nick. Obrigado!

Como as Pessoas se Vestem em Moçambique



A Moda em Moçambique


Como as Pessoas se Vestem em Moçambique

Moda em Moçambique, assunto muito delicado! Se  fossemos um povo que sofre muito pouca influência de países do ocidente … teria sido muito mais fácil escrever este artigo. Mas a realidade é outra, há bom tempo que somos um barco à vela! Mas nem por isso, não nos vendemos por completo, ainda há gente interessada em guardar os nossos bons costumes. Por isso, os nossos trajes tradicionais ainda vivem.Tomara que assim seja até sempre!

Decidi escrever este texto por ordem cronológica  desde  o tempo em que os nossos Pais, avós, ”bizas”… desfilavam entre as “passarelas” da Pérola. Mais concretamente entre a década 70 a 90, até hoje, em que a China, Brasil, Nigéria, EUA… determinam o nível de swagger (eles dizem que quer dizer estilo) entre as ruas.

A Moda Em Moçambique Ontem


Devido à sua localização geográfica  Moçambique, muito cedo tornou-se  alvo de “olhares comerciais” . Comerciantes Indianos , Europeus … deslocavam-se  as  grandes povoações para comercializarem os seus produtos trazidos de terras distantes,em troca do que havia em abundância na nossa pátria .
Missangas, tecidos … eram trocados por produtos locais. De certa forma isso foi determinante na modificação e solidificação dos costumes do nosso povo, novas tendências da moda, sobretudo na região norte do pais, lugar onde o povo sofreu grande influência da cultura indiana!  Até hoje, o nosso povo do norte  mantêm um estilo de vida  característico do povo Muçulmano. O xaile é bastante idolatrado, cofiós, túnicas … são todos fruto de influência  Indiana, que tatuaram-se com o andar do tempo, e passaram a fazer parte da nossa cultura! Quanto ao centro e sul do pais, houve  também modificações, a moda seguiu novas tendências!

Surgiram as calças “boca de sino”, feitas de pano (hoje em dia txuna baby), as balalaicas, ”max e mid” (vestidos curtos e compridos, com bolinhas, que eram usados com tamancos) , “não me engoma” (vestidos feitos de tecido amarrotado), ”Ntoveque” ( tecido leve, com que as esposas dos madjon-djones/mineiros, faziam vestidos de nome Plissado) e outras tantas  peças que desfilavam entre as ruas. Nesses pontos do país, houve mais influência europeia. As capulanas eram usadas para fazer vestidos, blusas, calças, lenços… imitando modelos europeus. Havia também bolsas de palha ( Xcupas), brincos, fios e mascotes feitos de missangas e conchas da praia. Inventaram-se os chinelos e sandálias que eram feitas de pneu (Mabor) e napa.

Mas alguns estilos/modelos, foram desaparecendo com tempo, o povo foi ganhando novos gostos, e, ”esquecendo” o que durante duas décadas os embelezou.


A Moda em Moçambique Hoje


Como eu havia dito no início do texto, somos um barco à vela. Facilmente nos deixamos influenciar, por isso fica difícil falar sobre a moda em Moçambique.  Notem só que na maioria das vezes, as tele-novelas brasileiras, vídeos clips Americanos…  determinam o que se veste pelas ruas da Pérola! Duvidam? Se não vejamos:
Lembram-se da Tele-novela “O CLONE”? Com certeza que sim, foi um sucesso em Moçambique! Jovens deixaram-se levar na“ dança da Jade”… Começamos a ver (em abundância), xailes, bijuterias … e todo o tipo de vestuário existente na novela! A capulana passou a ser mais estranha, que os tecidos do “TIO ALLEN”. Mas, felizmente, a “CLONE-MANIA” veio, e se foi (tomara que não volte)! E tantos outros casos que não me vêm à memória.

O que quero dizer é que, os Moçambicanos são bastante influenciados pelo Brasil e EUA na sua forma de vestir. Tudo aquilo que estiver no auge da moda Ocidental…  é imediatamente copiado pelos Moçambicanos. São importadas quantidades extravagantes de peças de roupa, calçado… que são logo esgotados pelos Moçambicanos. Enfim, efeitos da globalização! Nas cidades Moçambicanas, é mais comum ver homens e mulheres vestidos com trajes ocidentais, que  cruzar-se com os mesmos, vestidos com peças feitas de capulana! Raramente vão para lugares requintados com a capulana vestida. A capulana é usada dentro de casa, nos lobolos, casamentos e cerimónias fúnebres. Há dias atrás conversava com uma amiga residente na cidade de Maputo, que dizia-me o seguinte:

 “Saí de casa de capulana amarrada, uma blusa simples e lenço de capulana na cabeça, e as pessoas olhavam-me com espanto, como se eu fosse um extra terrestre”.

Pois é, é a nossa realidade! E infelizmente trajes tradicionais passaram a ser estranhos no nosso meio, dá-se mais valor às  txuna baby, que a nossa capulana, pastas e chapéus de palha entre outras peças tradicionais. Certamente que há ocasiões que exigem que nos apresentemos de um certo modo, mas creio que não deveríamos nos espantar quando cruzamos com uma/um  bela/o  jovem vestida/o com trajes tradicionais. Mas não digo que seja tudo farinha do mesmo saco, está havendo uma modernização da nossa moda! Tenho visto belas peças produzidas através da Capulana, bijuterias  , chinelos, bolsas, carteiras … peças produzidas em Moçambique, e por estilistas Moçambicanos. Isso vai ajudar na preservação e valorização da nossa cultura.



Sobre a capulana


A capulana é um símbolo Moçambicano. Possui nomes diversos, que são atribuídos de acordo com o quotidiano do povo, e pelo próprio povo! Embora algumas vezes sejam  usadas para  fazer publicidade, o que faz com que ganhem “alcunhas”. Pois é normal vermos capulanas com imagens estampadas nelas, como o mapa de Moçambique, o rosto da Josina Machel, Estádio do Zimpeto, Papa João Paulo II, A.E.Guebuza…  e Mc Roger! Porem, todas elas têm nomes tradicionais e estilos diferentes, as imagens lá inseridas são apenas para publicitar um determinado evento, ou figura pública.

Ntehe-Nome tradicional da capulana que é usada para proteger o bebé nas costas. Arrisco-me a dizer que 100% dos Moçambicanos já sentiu a doçura de ser nenecado/belecado, acompanhado pelas carícias de uma Ntehe!Moda em Moçambique

Mocume - conjunto de capulanas unidas por uma renda no meio. São usadas como lençóis, e no  caso de mulheres com corpos volumosos. É indispensável na lista do lobolo, significa a união do casal.

Deixo aqui abaixo, alguns nomes tradicionais das nossas capulanas:

Xifukuana, Chivite cha va loi, Ximunyunyana, Xa ropoiana, Xi pehuza, Mafalala, Xi kala Vito, Xi bedjana, Xi Tlango, U zivize, Xi Lassuana, Xi Gutsa xa Utome, Xi bedjana … e muitos outros nomes!

Este é o meu nobre olhar sobre a moda em Moçambique, espero que os nossos estilistas, Marunganas (alfaiates) continuem modernizando os trajes feitos através da capulana, para que haja mais Moçambicanização da nossa indumentária  Já estamos demasiadamente corrompidos, mas ainda vamos a tempo de resgatar certos valores  que vêm se perdendo  gradualmente.





2 comentários:

Siga o Moz Maníacos no Facebook

Olá leitor,
Nao comente como Anónimo Use a opção Nome/Url para comentar com seu Nome ou Nick. Obrigado!

Gondola - Viagem Por Moçambique



Gondola é um belo distrito da província de Manica, em Moçambique, com sede na vila de Gondola. 
O distrito de Gondola ocupa uma área de 5.375 km2, com uma densidade populacional de aproximadamente 39 habitantes por km2. 

Não é nenhuma mega cidade, nem uma grande zona turística, mas, aos poucos vai desenvolvendo, e é um símbolo de Moçambique real. 

Sem duvidas, vale a pena reservar alguns dias para visita-lo. Nas fotos a seguir, vamos fazer uma viagem virtual, por alguns dos principais pontos do distrito de Gondola...


 

























0 comentários:

Siga o Moz Maníacos no Facebook

Olá leitor,
Nao comente como Anónimo Use a opção Nome/Url para comentar com seu Nome ou Nick. Obrigado!

Fotos do Primeiro Congresso do MDM



Fotos do Primeiro Congresso do MDM

Estas imagens são do primeiro Congresso do Movimento Democrático de Moçambique. Um partido novo que vem conquistando lugar de destaque no panorama político nacional.
A reunião decorreu recentemente na Beira e os jovens estavam em número maioritário. Até porque dizem que o partido é mesmo para jovens...

Então, fiquem com algumas fotos do evento...

Presidente do Partido Daviz Simango
Presidente do Partido Daviz Simango

festa no congresso do mdm

militantes do mdm

convidados ao congrssoe

jovens do mdm

membros do mdm

senhoras do mdm

participantes do congresso

festejos do congresso

momento cultural mdm


0 comentários:

Siga o Moz Maníacos no Facebook

Olá leitor,
Nao comente como Anónimo Use a opção Nome/Url para comentar com seu Nome ou Nick. Obrigado!

Os Mais Mal Vestidos do Natal



Aos Mal Vestidos de plantão, aqui vão os nossos sinceros votos de feliz ano novo e um muito obrigado pelo ano cheio de gargalhadas que nos proporcionaram.

Foram 20 Galerias super interessantes em 2012 e esperamos que vocês - os Orgulhosamente Mal Vestidos -  continuem levando alegria para aos nossos leitores e esperamos que os Acidentalmente Mal Vestidos não caiam no descuido mais uma vez, sob o risco de serem as estrelas das nossas próximas Galerias de Fotos.

Os Mais Mal Vestidos do Natal

gordinha nua pelo natal

cofrinho do natal

lingerie de natal - mal vestida

bunda do natal

loucos do natal

seios do natal

barba do natal

cabelo do natal

Gostosa do Gucci

mil e uma calcinhas e sutiens

família nua do natal

senhores barrigudos

pais renas

pai natal desnudo



0 comentários:

Siga o Moz Maníacos no Facebook

Olá leitor,
Nao comente como Anónimo Use a opção Nome/Url para comentar com seu Nome ou Nick. Obrigado!