Ser Africano Não é Ser Macumbeiro




Nós moçambicanos temos a mania de achar que não sabemos nada e que sempre precisamos de alguém para nos dizer o que fazer principalmente se essa pessoa for de pele branca.



Eu estava a conversar com alguns amigos cristãos sobre nosso país e dos problemas que temos atravessado por falta de Deus, das novelas que corrompem nossas crianças, dos filmes manipuladores e desinformadores, da musica indecente que nossos filhos estão expostos todos os dias e dos programas de televisão que nada fazem para promover o amor a pátria, muito pelo contrário, promovem todo tipo de inutilidades vindas de fora e ridicularizam qualquer um que tente fazer algo genuinamente Moçambicano.

Enquanto falávamos, passou perto de nós um jovem rapaz que trazia um enorme colar feito de missangas coloridas, pele de algum tipo de animal, e madeira ou algo do género.
Meus amigos que frequentam igrejas neopentecostais de origem brasileira ficaram extremamente indignados com aquilo e começaram a referir-se a ele como macumbeiro, pecador e diziam coisas como: "Ele precisa se libertar" "Ele está servindo ao diabo".
Eu fiquei um pouco incomodado com aquilo e entrei na conversa com estas palavras:
Ora vejamos meus amigos, nós somos cristãos, mas também somos africanos, Deus nunca disse que os seus filhos deveriam usar calças ou vestidos, se fosse o caso, todos os cristãos usariam túnicas e sandálias, porque era assim que o povo de Deus vestia antigamente. Quando o evangelho chegou a Europa, os europeus o receberam mas não começaram a usar túnicas e os hebreus não chamavam suas roupas "pecado", porquê? Porque essa era a cultura deles, todos os países têm comunidades cristãs e cada comunidade veste e ornamenta-se de acordo com a cultura do seu povo, claro, respeitando a vontade de Deus.
O mesmo se aplica a nós, é completamente errado um cristão achar que está a pecar porque usa missangas ou peles. Uma coisa é praticar um ritual e como parte dele eu ter que vestir peles e usar colares e braceletes como amuletos da sorte, outra é eu vestir esse mesmo tipo de vestuário como forma de valorizar minha cultura.
É mau o que as igrejas estrangeiras ensinam, eu sou cristão fundamentalista e por essa fé rejeito toda e qualquer pratica de magia, feitiçaria, macumbaria, mas sinto-me agredido quando vejo esse tipo de reacção, não se pode relacionar o vestuário à fé.
É engraçado quando esses bispos e pastores sempre que chegam aqui, vestem túnicas nigerianas para parecerem africanos, nós não somos nigerianos, não usamos túnicas
Por favor não me entendam mal, não estou a dizer para aceitarmos as práticas que a bíblia aponta como ofensivas a Deus, eu também rejeito, mas parem de chamar nossos irmãos de macumbeiros. Porque ser africano não é ser macumbeiro...
Valorizemos nossa cultura, nosso artesanato, nossa música pura,  valorizemos nossa história, valorizemos África e a Deus que fez-nos irmãos mesmo com nossas diferenças.
Nós podemos ser cristãos africanamente, não é obrigatório ter hábitos estrangeiros, isso é feio até...


Compartilhe este artigo :


Share

0 comentários:

Siga o Moz Maníacos no Facebook

Olá leitor,
Nao comente como Anónimo Use a opção Nome/Url para comentar com seu Nome ou Nick. Obrigado!