Artistas de Moçambique: Azagaia




Eu lembro do Azagaia formando junto com o Escudo (acho que é assim que ele escrevia) como Dinastia Bantu, um grupo que ouvi pela primeira vez numa faixa do Álbum da Gpro Fam e devo admitir que na época gostei do que ouvi. Foi nessa época em que nomes "sonantes" do Pandza, e R&B ainda declaravam amor eterno ao RAP e todos o blablablás que os rappers sempre dizem quando ainda estão de barriga cheia, seja como for, isso não vem ao caso agora.

O Mano Azagaia começou a dar nas vistas quando decidiu puxar os bigodes dos Homens de colarinho branco cantando "As mentiras da verdade" e outras músicas do gênero que não precisaram de muito para viverem na boca do povo e proporcionarem um merecido espaço de destaque ao Azagaia naquilo que nós comummente chamamos de Hip Hop Moz.

Não é necessário dizer que cantar música interventiva é sinônimo de polemica, e o Mano Azagaia não foi nenhuma excepção. Foram muitas as vezes que vimos o nome Azagaia associado à polícia e assuntos do gênero, mas todos os casos foram tidos pelo povo (por todos nós na verdade) como uma forma de calar uma das poucas vozes que tinha coragem de levantar e reclamar seus direitos e cobrar mais de quem deveria assegurar que tais direitos fossem gozados por todos.

Em todas as vezes que eu tive conhecimento de que o Azagaia deu uma passadinha pela polícia, ele sempre apareceu mais tarde para esclarecer o assunto e dar sua versão dos factos para o povo que por sua vez o apoiava o estimava ainda mais.

Bom, seria estranho demais se eu gastasse meu tempo escrevendo um artigo para milhares de pessoas só para enaltecer um nome. Todo o texto acima é apenas a base que sustentar uma questão que eu venho tendo já há algum tempo e que passo a explanar na próxima linha.

Recentemente os jornais e até nós noticiamos que o Azagaia foi preso por posse de drogas quando este se dirigia ao local do lançamento de um single que provavelmente representaria mais uma ameaça aos interesses dos Homens de Gravata, por isso diz-se por aí que eles armaram uma cilada ao Mano Azagaia para ver se ele ficava um pouco quieto, outros dizem que a droga era de sei-lá-quem, e existem ainda outros "hoaxes" inúteis que as pessoas sempre inventam em situações dessas. E porque eu não gosto de ficar "ouvindo dizer", fiquei atento aos noticiários para ver o que o Mano Azagaia diria (a nós, o povo)  para que pudéssemos ficar à par dos assuntos e apoiássemos no que fosse possível. Nesse dia no Telejornal Eu vi um mano Azagaia diferente do habitual, que quando perguntado sobre o sucedido não quis dar uma resposta aos repórteres, ao povo por quem canta, limitando-se a dizer algo como: "...Perguntem às pessoas que me prenderam, eles é que sabem porque estou aqui...".

Eu fiquei um pouco desapontado mas engoli essa esperando ver uma intervenção futura em algum desses programas de TV sensacionalistas que só são úteis nesses casos. Não vi nada, e se vi, não foi uma explicação coesa. Eu ainda tentei ver se o Mano havia dito algo algures na net; não vi nada. Perguntei aos leitores do blog; idem.

Actualização


Um ano depois de eu escrever este artigo o Mano Azagaia lançou uma música explicando o sucedido, agora estou mais esclarecido. Você pode ouvir a música A confisão no SoundCloud do Azagaia.



Compartilhe este artigo :


Share

0 comentários:

Siga o Moz Maníacos no Facebook

Olá leitor,
Nao comente como Anónimo Use a opção Nome/Url para comentar com seu Nome ou Nick. Obrigado!