Artistas de Moçambique: Mingas



É com muito prazer em escrever este artigo, embora eu tenha tido um pouco mais de trabalho do que nas outras matérias, porque afinal de contas estamos falando da Mingas, que é sem dúvida um ícone da música moçambicana.

Eu sou suspeito para falar, criticar, ou opinar alguma coisa sobre a Mingas, uma vez que mesmo me esforçando ,sei muito pouco sobre ela e sobre seu trabalho. As poucas vezes que ouvi músicas dela foi nos Shows que regularmente passam na TVM (provavelmente faço parte dos poucos que assiste, porque na mesma hora em que passa o Show da Mingas os outros canais passam Justin Bieber e outras besteiras).

Artistas de Moçambique: Mingas


Assim como boa parte dos artistas de nome na música mundial, Mingas começou sua carreira musical na Igreja onde firmou a base para sua futura sólida carreira musical. Sua primeira atuação individual relevante fora do ambiente religioso no Cine Estúdio 222.

Mingas fez parte vários projectos e fez vários Shows por todo o país até fazer parte da Orquestra Marrabenta onde dentre outras interpretou 'Elisa Gomara Saia e 'A Va Sati va Lomu', dois grandes clássicos da música Moçambicana. Em 1987  fez as primeiras digressões internacionais com o o Grupo, participando activamente em espectáculos do movimento Beat Apartheid em países como Dinamarca, Holanda, Noruega e Suécia. E mais alguns Shows na Alemanha, França, Inglaterra, Portugal, Cabo Verde e Zimbabwe.

Nos anos seguintes, Mingas foi ganhando um espaço cada vez maior na música Moçambicana e Internacional, liderou o Grupo RM, partilhou o palco com vários nomes da música Africana, e dos países de língua portuguesa. Venceu vários prêmios, firmou vários clássicos como Nweti que mesmo tendo sido composta antes que eu soubesse dizer um "a" eu conheço a letra toda.
Bom, eu levaria um dia inteiro para escrever sobre a mingas, você pode ver a biografia completa da Mingas no seu Website Oficial

Mingas cantando

Eu escolhi a mingas para esta semana porque eu a tenho como um exemplo para as cantoras da nossa geração que infelizmente ainda pensam que mostrar a bunda e ficar cantando asneiras é a melhor forma de fazer sucesso rápido.

É muito triste quando uma menina tenta cantar uma música decente e com uma boa mensagem e ela é sumariamente ridicularizada e cesurada das nossas rádios e TV´s para dar lugar à aquelas que pouco ou nada de útil trazem à cultura Moçambicana.

Já faz um bom tempo que eu não assisto e nem escuto esses programas musicais, porque sempre que é lançada uma música nova de um das nossas artistas, tenho a impressão de que só foi alterada a ordem das palavras e o ritmo das batidas, mas a música é sempre a mesma.
Façam o favor de pegar nas capulanas e lenços e cantem as histórias e a cultura que vossos pais tanto ensinaram, e deixem de querer ser americanas, porque eu garanto, entre uma Miss Zav e uma cantora de bar americana, ou os americanos vão preferir a cantora de bar, porque a cantora de bar é cantora de bar mas canta o que vive e o que sente para quem vive e sente o mesmo, e a Miss Zav é... alguém me ajude a dizer o que é a Miss Zav PLZZZZ?

Na semana passada eu recebí um Email de um leitor exigindo que deixasse de falar de coisas negativas e começasse a falar das várias coisas boas que Moçambique tem. Eu simplesmente respondí o seguinte: "Se falar a verdade e chamar as pessoas à mudança é falar de coisas negativas, positivo seria apoiar e promover aqueles que em todas suas músicas denigrem a imagem das mulheres/homens, ou aqueles cujas letras das suas músicas se resumem em festa, txiling, dinheiro, bebida, sexo,?" Se for esse o caso, eu continuarei a ser negativista.

Saudações 



Compartilhe este artigo :


Share

0 comentários:

Siga o Moz Maníacos no Facebook

Olá leitor,
Nao comente como Anónimo Use a opção Nome/Url para comentar com seu Nome ou Nick. Obrigado!