Artistas de Moçambique: Mimae



Artistas de Moçambique: Mimae

Eu não costumo falar de artistas muito jovens porque ainda é difícil medir onde é que a carreia deles pode chegar, mas decidi falar da Mimae ainda cedo quando dei por mim hoje escutando rádio e ouvi uma voz moçambicana muito bonita cantando um ritmo estrangeiro e eu pensei: 'Que desperdício pah! imagina se ela estivesse a cantar uma marrabenta! Estaria a fazer shows na Europa agora'.

Mas é aquela velha história: as coisas dos outros parecem sempre melhores e são mais valorizadas neste país que tem vergonha da sua própria cultura, por isso acabamos caindo nos RNBis, Kizombadas e Kuduros.

Eu tenho gostos musicais particulares, gosto música erudita e música tradicional moçambicana, mas prefiro ouvir um moçambicano a cantar uma marrabenta ou mesmo um pandza mal feito do que ouvir uma kizomba 5 estrelas.

Nada contra os ritmos angolanos ou americanos, muito pelo contrário, aprecio e respeito a cultura alheia, porém acho que cada um deve promover o que é seu e deixar os donos fazerem o que eles criaram - certamente eles são melhores que nós nisso. A prova disso é que nenhum kudureiro ou kizombeiro moçambicano é figura de cartaz em algum show que se prese em Angola.
Nenhum repista nacional é destaque de nada nos EUA.
Mas até o esquecido e rejeitado Bow Wow consegue fazer barulho quando vem para aqui. O Bobby Valentino os americanos já nem lembram que ele existe, mas aqui é Super Star.

Voltando a Mimae...

Eu realmente fiquei impressionado com a habilidade musical desta menina e acho que ela deveria considerar começar a cantar ritmos nacionais que o reconhecimento internacional não tarda a chegar. Já que só é preciso gritar 'Txetxerere' para ser reconhecido como artista aqui.

Hey, não é mau cantar outros ritmos ou em outras línguas, mas não deixe que essa seja tua identidade, você é mais do que isso Menina, você não é uma cópia, você é moçambicana... Leve isso para o mundo!!!

Já mostrou que canta bem, conseguiu um elogio do Matope, agora faça alguma coisa que presta pelo nosso país e não só por causa de homem (péssima piada esta)...


Compartilhe este artigo :


Share

1 comentário:

  1. A namorar com o desmiolado do puto Júnior. Ao nhimela yine?
    Voz bonita bonita bonita. Pra dpois cantar , I música sexu?

    ResponderEliminar

Siga o Moz Maníacos no Facebook

Olá leitor,
Nao comente como Anónimo Use a opção Nome/Url para comentar com seu Nome ou Nick. Obrigado!