Mulala



Mulala

Hoje eu fui dar umas voltas no mercado do xipamanine para poder colher algumas informações sobre a pasta dentífrica natural tradicionalmente conhecida em Moçambique como Mulala.

A mulala é uma raiz da planta Euclea natalensis, que já foi muito usada em Moçambique para a limpeza dos dentes. Não é muito comum nas cidades e já vem perdendo presença nas zonas suburbanas, mas ainda é proeminente nas zonas rurais.

Euclea natalensis

Para além de cuidar da limpeza dos dentes, esta raiz tem a particularidade de servir de "batom natural", pois deixa os lábios de quem usa muito avermelhados por alguns dias - E nem pinta a boca do seu parceiro quando você vai beija-lo.

Estudos de actividade anti-infecciosa confirmaram a sua eficácia contra vários microrganismos da flora bucal. 

Eu usei a mulala e confirmo sua eficácia para limpeza e até para pintar os lábios, mas não poderia deixar de avisá-los que aquilo deixa os lábios a arder que é uma loucura, mas vale a pena experimentar.


Matope e a Mulala

Você pode encontrar esta raiz a venda em qualquer mercado ou dumbanengue que se prese, certifique-se apenas de ir compra-lo no dia em que quiser usar, porque a mulala tem melhores efeitos quando está húmida e ela não leva mais de dois dias para secar.

Mas se você é chique demais para ir a um mercado do povo ainda poderá contar um dia com uma pasta dentífrica especial produzida através da mulala, anunciada em 2009 pelo Centro de Investigação Etnobotânica. Talvéz se você for para lá eles lembrem do assunto...

--

Enviem sugestões para novos artigos sobre Coisas de Moçambique para meu email pessoal falecom@matopejose.com que eu terei muito gosto em buscar a informação para você, em nome da nossa rica e bela cultura...


Compartilhe este artigo :


Share

0 comentários:

Siga o Moz Maníacos no Facebook

Olá leitor,
Nao comente como Anónimo Use a opção Nome/Url para comentar com seu Nome ou Nick. Obrigado!