Um olhar Lúcido sobre o “Parque dos Poetas”



Um olhar Lúcido sobre o “Parque dos Poetas”

Antes de iniciar a explicação sobre  motivo que levou-me a elaborar esse artigo,permitam-me parabenizar aos gerentes do “Parque dos Poetas” na Matola, pelo óptimo trabalho que vem efectuando na gestão desse magnifico centro de lazer de comercio,deste modo,contribuindo para o desenvolvimento do Município da Matola, e o bem estar dos seus utentes.

Mas deixarei aqui  algumas criticas em alguns aspectos em que,posso considerar a vossa intervenção como desastrosa e que eu, como Moçambicano em primeiro lugar,e como amante da Poesia, não  poderia deixar passar em branco ,e fingir assim como tantos outros,que nada de grave se esta a passar.

Após ter acedido à vossa pagina “Parque dos Poetas Matola” no Facebook, dei de cara com o vazio para aquilo que o nome deste tão estimado parque ostenta. Não pude deixar de admirar, sentir-me condoído e revoltado com o resultado da minha busca. Procurei em primeiro alguma informação que pudesse me elucidar ,no porque do tal nome atribuído ao parque. Não encontrei! Em seguida alguns eventos que pudessem estar a ser promovidos no que diz respeito a Poesia… E mais uma vez,nada encontrei! Incansavelmente “vou as fotos” para ver se “dava de cara”  com a imagem de algum poeta recitando … no tão estimado “Parque dos Poetas”,mas o resultado da minha busca foi igualmente insatisfatório!

Não pude conter-me perante tanta futilidade.Tudo aquilo que eu buscava,,foi substituído por imagens do parque,a relva,os bancos,a nova pastelaria por abrir e um outro sem fim de coisas “sem nada de especial”. Subitamente surgiram-me perguntas:

- Se o nome do parque e’ “Parque dos Poetas” porque que não há nada ligado a Poesia,nada de poético?

- Será que o nome atribuído foi somente uma estratégia de Marketing? Porque eu,assim como os outros,fui enganado ao aceder tal pagina,na esperança de que encontraria algo mais para alem do comercio,que  promovesse e fortificasse ainda mais a poesia Moçambicana.

Não sei se o parque foi assim baptizado porque o nome já la estava antes da sua construção,ou se foi propositadamente atribuído para que  os poetas sirvam de isca.Porque se assim for,desculpem-me, não me calarei ate que algo seja feito,pelo bom nome da Poesia Moçambicana!

Que saibam dignificar o nome que o parque ostenta,que não usem os Poetas como “chamarizes de clientela”.Que não deixem essa obra obra de arte da Literatura cair no vazio,e que vazio!

Pelo que tomei conhecimento,no Magnifico parque tem decorrido festas,concertos,entre outro tipo de eventos… mas sempre a poesia e’ deixada de lado, ignorando deste modo,”aquilo que o próprio parque e’ ”,ainda mais tendo uma editora/livraria… dentro desse tão belo recinto.Porque não apostar na promoção de novos talentos da literatura…? Numa época em que carecemos de solidificação da nossa cultura,que esta em constante degradação  Mas nada disso veio a tona,apenas observei crianças brincando em karts,publicidades sobre a prestação de serviços de cada estabelecimento… tudo isso e mais um pouco de algo fútil.

Nos,os poetas,estamos ao vosso dispor para ajudar na promoção dos eventos do género ajudar no desenvolvimento sócio cultural da nossa Pátria Amada.Pois como eu disse uma vez,se factos como esses forem esquecidos, seremos uma nação “despida”, teremos um hino,leis… e um povo sem alma.




Compartilhe este artigo :


Share

0 comentários:

Siga o Moz Maníacos no Facebook

Olá leitor,
Nao comente como Anónimo Use a opção Nome/Url para comentar com seu Nome ou Nick. Obrigado!