De mãos dadas com a droga e o álcool



De mãos dadas com a droga e o álcool

Há dias atrás recebi uma triste noticia. Dois amigos com quem passei grande parte da minha infância estão "perdidos". Graças a Deus um deles assumiu que a sua condição precisa de ajuda, foi internar-se numa clínica de reabilitação devido ao consumo excessivo de álcool, o outro encontra-se preso por ter sido o causador de um acidente de viação (condução em estado de embriagues). Senti-me profundamente abalado com o desenrolar das histórias que no fundo são apenas uma, "entrega à podridão da sociedade"!

Os meus amigos são jovens que tinham/têm, tudo para que suas vidas tivessem um futuro radiante, vinham conquistando os seus sonhos a cada amanhecer, mas, um pequeno deslize ( que eles julgaram nada ser, ou ser passageiro) tratou de deixar uma marca profunda na vida de ambos. Com certeza que essas cicatrizes irão permanecer para todo o sempre. Um deles perdeu o emprego, a família (esposa e um filho), grande parte dos seus bens, e gradualmente foi notando também a ausência daqueles que lhe eram próximos, amigos, verdadeiros ou não! A verdade é que ficou isolado. O outro simplesmente passou a ignorar tudo e todos, não dando espaço para que os outros pudessem intervir e alertar-lhe sobre a má conduta que ele vinha tendo, andando de mãos dadas com a droga e o álcool.

Dá sempre mau resultado quando se recusa a ouvir conselhos dos outros, e nem se quer crer em algo pré-definido por nós. Não defendemos nada de nosso, e nem se acredita em nada exterior. É apenas estar vivo, sem ter conceito próprio do que significa viver!

Essas duas histórias são apenas mais umas entre tantas outras existentes na Pérola, Pérola que vai se superando a cada dia, no que diz respeito à imundice, degradação moral de um povo assente na frustração. Gritos ocultos de jovens, clamor por uma ajuda a quem de direito! Jovens que vêm sendo ignorados a cada instante, jovens e suas atitudes que viram a desculpa para que senhores poderosos possam acobertar suas mentiras.

"Não se pode confiar na juventude de hoje, ela está perdida" e tantas outras justificações descabidas que vem sendo propaladas do Rovuma ao Maputo.

Cabe-nos a nós, os jovens, certa culpa no que tem decorrido. Há mais cartazes de promoção de eventos (fartas festas de glamour e adrenalina) que cartazes de sensibilização contra o consumo excessivo do álcool, o uso das drogas, o HIV. Não são os "poderosos'' que financiam eventos do género, não, às tantas serão os filhos deles, a verdade é que são jovens como eu, como os meus dois amigos. E muitos vão ignorando casos como estes, até ao momento em que o atingido seja um irmão, primo, filho...

O governo deveria começar a olhar com mais seriedade para casos dessa natureza. Que haja mais investimento no desporto, nas artes, literatura... enfim, actividades que pudessem preencher o vazio que se apodera dos espíritos jovens a cada dia. Pois há vários jovens com talentos desconhecidos, que poderiam levar o nosso nome pelo mundo fora, aumentando ainda mais o brilho da nossa bandeira! Creio que atitudes como essas serviriam de uma luz na vida de muitos, ajudariam a proteger vários jovens e resgatar os que foram "perdidos". Se isto continuar a ser ignorado, continuaremos a viver uma UTOPIA, "O ESTADO DA NAÇÃO É BOM" , ainda que seja, não poderemos dizer o mesmo nos próximos anos, pois não haverá quadros qualificados para ocupar e dirigir com competência as instituições que vocês, meus caros senhores governadores, estão ocupando! Pois podem ter posses e controle de tudo, menos do tempo. A dada altura ele vai pedir-vos para que o acompanhem rumo à eternidade! Que haja esforços significativos para que seja colmatada essa situação, pois há tantos outros passando pelo mesmo choque que eu passei, quando recebi a triste noticia sobre os meus dois amigos de infância, que, se calhar, poderiam ser os vossos filhos, netos, afilhados, sobrinhos.


Compartilhe este artigo :


Share

0 comentários:

Siga o Moz Maníacos no Facebook

Olá leitor,
Nao comente como Anónimo Use a opção Nome/Url para comentar com seu Nome ou Nick. Obrigado!